Profissão Super Herói

Um trabalho que está muito em alta é o chamado personagens vivos. Ele pode ser buffet para festa infantil ou em algum aniversário em casa mesmo ou no salão do condomínio do cliente.

Mas o que é o trabalho de personagem vivo, como funciona e o que tem a ver com o título do artigo “Profissão Super Herói”

persoganes-vivos-turma-do-mickey

Com certeza você já foi a alguma feira ou evento onde encontra com pessoas fantasiadas buscando chamar atenção e divulgar determinado produto ou serviço. Também já reparou em campos de futebol ou quadras os mascotes dos times em tamanho família divertindo todos os presentes. Também já deve ter reparado, mesmo que por foto ou vídeo que na Disneylândia, existem muitas pessoas fantasiadas de personagens de filmes e desenhos animados.

Pois bem esses são personagens vivos! Essa tendência não é muito antiga aqui no Brasil e tem criado oportunidades de emprego no ramo de festas e eventos para muitas pessoas e principalmente os jovens.

Isso tem possibilitado o despertar do espírito empreendedor de muitos desses jovens que começam fazendo esse trabalho como “um bico” (atividade paralela), trabalhando para alguém que os contrata e fornece as vestimentas (fantasias) necessárias a caracterização de cada personagem (como por exemplo, Batman, Capitão América, Frozen, Aladdin, branca de neve, Mickey, etc). E após verem que as possibilidades e oportunidades são grandes, começam a empreender, investindo o próprio dinheiro nas fantasias e trabalhando por conta própria.

Talvez para você isso pareça meio óbvio, mas eu que nunca havia me atentado para esse mercado, comecei a abrir os olhos para esse mercado quando, certa vez fui na festa de uma prima da minha esposa em um buffet infantil em campinas, e como ela gosta muito da Rapunzel, chegou uma mulher toda caracterizada, igualzinha à personagem e passou 1 hora com a criança e as amigas. No final, fiquei sabendo que era conhecida da família e acabamos conversando. Eu perguntei se era um trabalho temporário e ela me contou que no caso dela sim, mas que muita gente fazia só isso. Aí eu comentei que deveria ser muito difícil conseguir buffets para trabalhar fazendo personagens vivos e que devia ter muita concorrência. Foi aí que ela me abriu os olhos e disse que na verdade, eles fazem muito mais eventos fora dos buffets infantis do que nos buffets. Essa é a sacada!

Muitas pessoas realizam festas em casa ou no salão de festas do condomínio. Festas um pouco mais simples, mas com a economia de não ter que contratar um buffet infantil para a festa de aniversário, elas contratam uma empresa que realiza esse serviço de personagens vivos. Detalhe, muitas dessas pessoas para diversificar, oferece também o serviço de recreação. Ou seja, se não for do interesse dos pais contratar um personagem, eles podem contratar monitores para acompanharem e brincarem com as crianças.

Isso abre um leque muito maior de oportunidades e cria um mercado imenso para se trabalhar. Pra falar a verdade só nesse seguimento de prestação de serviços para festas infantis já teríamos umas 10 profissões para descrever aqui no nosso guia.

Mas voltando ao papo rápido com a “Rapunzel”, o que torna interessante esse trabalho, na minha opinião é que você não precisa de conhecimento técnico, não precisa fazer investimentos altos (nem mesmo com a vestimenta, pois você pode começar fazendo apenas um personagem. Até que tenha dinheiro para comprar outras fantasias. E aliás, você não precisa comprar, pois uma fantasia não é barata, mas você pode comprar o tecido e pedir para uma costureira fazer. Com a maquiagem e penteado corretos, vai ficar perfeito. E assistir ao filme dessa personagem, claro para saber a falas, o que ela faz, etc, pois certamente será indagado pelas crianças do evento.

Isso no caso dos personagens, pois se formos falar de recreação, basta uma camiseta colorida e calça jeans e pronto, seu figurino está pronto. Aí você terá que dedicar tempo para aprender brincadeiras e relembrar algumas da sua infância para entreter os convidados.

Por mais que o momento financeiro das pessoas não seja muito bom, muitas ainda fazem festas, menores mas fazem e isso ajuda extremamente quem realiza serviços desse tipo.

E a divulgação? Esse é um ramo onde quem precisa desse tipo de serviço procura no google. Ou seja você precisa aparecer no google, na primeira página para esse assunto e para assuntos relacionados. Ainda dando o exemplo daquele buffet infantil que eu fui em na cidade de Campinas/SP, você precisaria aparecer na internet quando as pessoas procurassem por “buffet infantil em campinas”, “personagens vivos em campinas”, “recreação em campinas” e assim por diante. Outra forma importante de conseguir seus primeiros serviços, seria oferece-los para os buffets infantis que você já tenha trabalhado. Devido à grande quantidade de festas que eles fazem seria mais fácil garantir uma quantidade fixa de eventos que (mesmo o buffet infantil pagando menos) garantisse um valor interessante considerando o total de festas.

E ainda tem o bom e velho boca a boca. A melhor propaganda de um serviço é o próprio serviço. Os seus clientes estarão nas festas que você fizer, tanto os pais quanto os filhos, vendo seu trabalho na prática. A forma como você o realizar vai dispensar explicações e vai facilitar muito o fechamento de novos contratos no próprio dia do evento.

 

Bom, é isso, espero que tenha gostado e que esse artigo tenha dado mais uma luz de grandes oportunidades de profissão para você.

Um grande abraço e até o próximo artigo.


Deixe uma resposta